dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Ovinos  
Cordeiro precoce: carcaça mais fina e menor taxa de colesterol
Dieta especial proporciona abate de animais aos 4 meses de idade
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
30/06/2010

A produção de cordeiros precoces tem se intensificado bastante nos últimos anos. A carne destes animais é valorizada no mercado pela sua alta qualidade e os produtores rurais precisam aprender a manejar o rebanho de forma correta para ter um produto diferenciado. A chave para uma boa produção de cordeiros precoces é a alimentação, que deve conter muita proteína e energia, além de sais minerais que ajudem na conversão de peso. Com a dieta especial, estes animais já podem ser abatidos quando atingem cerca de 35 quilos aos quatro meses de idade e oferecem aos consumidores uma carne com baixa taxa de colesterol.

— Aos quatro meses de idade, os cordeiros de raça de corte já oferecem um peso vivo, com cerca de 35 quilos, e uma carcaça que varia de 13 a 15 quilos que é o que a grande parte do mercado exige: carcaças menores e uma carne de qualidade com menor taxa de colesterol. O principal cuidado do produtor deve ser a alimentação, que deve ter algo em torno de 18% a 20% de proteína e 70% de MDT, ou seja, de energia. Este cordeiro precisa que o alimento seja palatável, de fácil digestão, justamente para aproveitar esta fase inicial da vida em que ele tem uma maior conversão alimentar. Sal mineral é vital também para manter este equilíbrio. É importante que seja fornecido não só para os cordeiros, mas também para as mães — explica o médico veterinário Volnei Silveira Ávila, pesquisador da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extesão Rural de Santa Catarina).

Volnei recomenda os sistemas intensificados com rodízio de pastagens, que proporciona um menor custo de produção. Ele diz que para o confinamento de animais o produtor teria que ter alternativas de subprodutos que tornassem viável este tipo de produção. O confinamento deve ser curto e durar no máximo 45 dias, mas tem custo de produção mais elevado. Outro cuidado importante que o produtor precisa ter na produção de cordeiros precoces é o aspecto sanitário. O veterinário alerta para a necessidade de vacinas que devem ser tomadas 30 dias antes de os cordeiros serem expostos ao confinamento. A vacinação da clostridiose é a mais importante, mas ele diz que verminoses também se intensificam no confinamento.

— Eu vejo a produção de cordeiros precoces como uma alternativa fundamental para os produtores. Eu acho que a busca de todo o sistema produtivo de ovinos hoje, quando se pensa em produção de carne, é a produção intensificada de cordeiros. É o que o consumidor exige, é o que ele quer para ter na sua mesa: um produto de qualidade. Mas antes de se pensar no processo de terminação de cordeiros o principal foco do produtor tem que ser o tipo de alimentação que ele vai fornecer aos animais. O primeiro passo para este tipo de produção é montar uma infraestrutura adequada de piquetes para manejar os animais adequadamente. O segundo passo é ter a dimensão exata do tipo de pastagem que ele vai usar dentro destes piquetes e, acima de tudo, o produtor deve ter a preocupação de saber que mercado ele quer atingir, onde ele vai colocar estes animais após o abate — ressalta.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Ovinocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada